Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar está a consentir a utilização dos cookies OK LER MAIS

Descobrir Portugal

Porquê Portugal?

Portugal é um dos países mais antigos da Europa, com mais de nove séculos de história e tradições ancestrais, resultado da herança deixada pelos diversos povos que habitaram estas paragens ao longo dos tempos. Os Fenícios, os Gregos e Cartagineses, os Romanos, os Árabes e os europeus do Norte, todos eles nos deixaram marcas indeléveis da sua presença que ainda hoje se notam na nossa cultura, na arquitectura e na nossa identidade como povo. Nos séculos XV e XVI, os nossos exploradores foram os primeiros a navegar à volta do mundo e a descobrir as terras distantes de África, do Médio Oriente, da India, do Extremo Oriente e da América do Sul. De todos estes territórios longínquos vieram riquezas naturais, especiarias, influências culturais e pessoas de várias raças, que fazem com que hoje Portugal seja um país muito diverso e com um património único no mundo.

Um país ainda por descobrir…

Portugal é um país desenvolvido membro da União Europeia, mas continua ainda a ser um ilustre desconhecido para muita gente, incluindo os próprios portugueses. Embora pequeno em termos de dimensão geográfica, o país oferece vastas áreas selvagens e paragens remotas que permitem aos visitantes viajar com um verdadeiro sentido de aventura e descoberta. Aqui ainda é possível sentir a Natureza em estado puro e percorrer incontáveis caminhos e trilhos que atravessam os montes e nos levam a lugares remotos e aldeias de tradições surpreendentes. Nas regiões rurais e do interior não é raro passarmos horas a fio sem nos cruzarmos com outros veículos, e ao circularmos pelos trilhos mais remotos ficamos com a impressão que somos os únicos em toda a região.

A diversidade geográfica do país trouxe consigo uma diversidade de climas, criando uma enorme variedade de paisagens e ecossistemas únicos. Das zonas montanhosas do Norte e Centro às extensas planícies e praias do Sul, Portugal possui uma invejável diversidade de ambientes que variam de região para região, e tornam cada dia numa nova aventura.

Situado a curta distância da maioria dos países europeus, Portugal dispõe de excelentes infraestruturas viárias e de comunicações o que aliado à hospitalidade das suas gentes, a um clima ameno e uma das melhores gastronomias do mundo, fazem com que este seja um destino de eleição para viagens de aventura. Com o nosso conhecimento do país, a rede de contactos de assistência técnica e de cuidados de saúde e as autorizações legais obrigatórias de que dispomos que nos permitem aceder a inúmeros caminhos em áreas restritas, Portugal oferece aos seus visitantes um ambiente de descoberta e aventura em total segurança.

Regiões

Cada região de Portugal tem a sua própria identidade que a tornam única e diferente de todas as outras. Nas nossas viagens percorremos as paragens mais belas e remotas de cada uma das regiões do nosso país, e contactamos com as populações locais para que os nossos clientes regressem com muitas histórias para contar. Veja o que distingue cada uma das regiões e venha connosco à descoberta de alguns dos segredos mais bem guardados da Europa…

Norte

Foi na região Norte que Portugal foi fundado no início do século XII e se tornou numa nação independente. A região é dominada por várias cadeias montanhosas com rios que fluem nos vales, criando algumas paisagens de cortar a respiração para onde quer que se olhe. Os castelos, as casas senhoriais e os muitos monumentos religiosos visíveis em toda a região são um testemunho do seu património e tradições seculares. Esta é a terra de pequenas aldeias perdidas no tempo onde as pessoas ainda preservam o legado das tradições comunitárias deixadas pelos seus antepassados. Os povos do norte da europa deixaram as suas festas ligadas ao ciclo da natureza e a sonoridade única da gaita de foles que ainda se ouve em algumas aldeias. Se para os amantes da gastronomia a região é uma festa, os apreciadores de vinho têm na Região Demarcada do Douro um verdadeiro santuário, graças à paisagem Património Mundial da UNESCO, onde os famosos vinhos do Porto e do Douro são produzidos. Do litoral atlântico ao nordeste transmontano, o norte de Portugal é uma autêntica viagem no tempo.

Centro

No centro do país, há as montanhas mais altas do continente e numerosas pequenas aldeias de granito e xisto localizadas em lugares que têm tanto de remotos como de bonitos. O centro de Portugal tem uma grande variedade de lugares naturais, históricos e culturais de interesse. Esta é a terra das nascentes de vários rios e dos vales glaciais nas montanhas onde ainda hoje se produzem alguns dos melhores queijos do país. Os muitos castelos, fortalezas e aldeias históricas situadas em lugares ermos e de difícil acesso testemunham a história do povoamento do país nos séculos XII e XIII, e das inúmeras batalhas que Portugal teve de combater na sua luta para se tornar uma nação independente. É nesta região que se situa aquela que é a fronteira terrestre mais antiga da Europa, confirmada por um tratado assinado no longínquo Séc XIII. Situada entre o rio Douro e o rio Tejo, e delimitada a leste pela fronteira com Espanha, a região das Beiras é uma terra de contrastes, que tornam o centro de Portugal num concentrado de história e tradições.

Sul

Ao passarmos o rio Tejo entramos noutro país, e sente-se o aroma que vem do norte de África. Das extensas planícies do Alentejo às montanhas do Algarve, a paisagem é coberta com milhares de sobreiros, azinheiras e oliveiras que foram trazidas com a ocupação romana. O património arquitectónico, histórico e agrícola testemunham de forma única as influências Árabes que moldaram o povo e a paisagem, e que ainda hoje se fazem sentir. A culinária da região, especialmente nas zonas rurais é um testemunho da criatividade e capacidade de sobrevivência dos povos locais, que apesar da pobreza da terra e da escassez de ingredientes, criaram uma das cozinhas mais saborosas de todo o país. Os vastos campos abertos do interior e as falésias e praias de areia dourada do litoral fazem do Sul de Portugal um lugar muito diversificado e interessante para descobrir em contacto com a natureza. Antes de ir há que deixar o relógio em casa e desfrutar as coisas simples da vida, pois aqui o tempo parece passar mais devagar.