Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar a navegar está a consentir a utilização dos cookies OK LER MAIS

Áreas Protegidas

Nestes tempos conturbados, cada vez mais pessoas se voltam para o campo e outros locais naturais em busca de segurança e paz de espírito. Porém, apesar de vivermos na era das tecnologias de informação, das redes sociais e do conhecimento, parece ainda existir alguma desinformação sobre as Áreas Protegidas de Portugal continental, por isso trazemos-lhe alguns conselhos sobre o que fazer para encontrar a tal paz de espírito que tanto procura, em conformidade com a lei.

Portugal tem cerca de 30 parques e reservas naturais além de muitas outras áreas legalmente protegidas sob jurisdição oficial do ICNF, onde a enorme diversidade e riqueza natural do país é preservada. Apesar deste enquadramento legal, algumas destas áreas protegidas encontram-se sob uma pressão crescente provocada pela atividade humana, nomeadamente os aglomerados populacionais e o turismo de massas, bem como por atividades que não respeitam as regras e os regulamentos aplicáveis.

 

Regulamentos específicos

Dependendo dos valores ambientais a proteger, cada uma destas áreas protegidas tem o seu próprio regulamento que estabelece as condições para a prática de atividades de lazer como sejam o ciclismo, as caminhadas, o campismo, o uso de fogo, os passeios de todo-terreno, etc.
Em algumas destas áreas, a condução de veículos motorizados só é permitida em estradas asfaltadas, enquanto noutras a possibilidade de conduzir fora-de-estrada está limitada a certas zonas, dependendo do Regulamento Interno, e sujeita a autorizações das autoridades desse Parque ou Reserva Natural.
Da próxima vez que pretender visitar as áreas protegidas, recomendamos que comece por consultar o site do ICNF em www.icnf.pt. Ao chegar, dirija-se aos serviços do Parque e consulte-os sobre as actividades que pretende realizar, onde pretende ir e verifique quais as limitações existentes no momento da viagem.

 

Código de conduta para visitantes

Depois de obtida a necessária autorização (quando aplicável), poderá então desfrutar da natureza. Como empresa de animação turística com a credenciação de “Turismo de Natureza”, recomendamos a observância do Código de Conduta do ICNF para visitantes, que define de forma muito simples, as regras básicas para que tenha uma fruição segura, legal e ambientalmente responsável das nossas áreas protegidas.


Para mais informações sobre a rede de áreas protegidas em Portugal, pode consultar o site do Instituto Português de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) em http://www2.icnf.pt/portal/ap

 

Seja natural

Quando se deslocar a qualquer uma das áreas protegidas, sugerimos que procure sempre a placa da marca Natural.PT nos serviços e comércio locais, restaurantes ou locais de alojamento.
Esta marca foi criada pelo ICNF para desenvolver uma promoção integrada do território, bem como dos produtos e serviços disponíveis na rede de Áreas Protegidas.
Ao escolher esta marca, estará a ajudar as pessoas, as empresas e entidades locais que partilham os mesmos valores e princípios de sustentabilidade e proteção do meio ambiente, ao mesmo tempo que irá contribuir para a valorização dos recursos endógenos de cada região.